Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Futebol e Carnaval : semelhanças entre duas paixões brasileiras

                                                                                          Por Pedro Cidade

Quando se fala em folia, samba, drible, gingado e passes automaticamente se pensa em algumas das paixões de uma nação. O futebol e o carnaval se encontram em semelhanças, as escolas de samba precisam, assim como uma equipe de futebol de muito treinamento e concentração para acertar os passes, preparação física para aguentar o desfile e pontuação que pode ser perdida a cada movimento errado e recuperada a cada rebolado dos seus integrantes. 

No futebol uma equipe preparada é aquela que tem “samba no pé” que acerta seus passes durante uma partida, que dribla seus adversários e que consegue alcançar seu principal objetivo que é o gol. O conjunto pode fazer toda diferença caso exista um ótimo entrosamento. 

Assim como nos estádios torcedores e expectadores lotam as arquibancadas e aguardam com ansiedade seus artistas, que estão prontos para se destacar e arrancar aplausos do público, a mesma situação se repete na avenida quando a motivação esta naquelas vozes gritando e cantando o nome de cada clube ou escola de samba, a emoção parece ser a mesma.


Tanto no futebol, como no carnaval uma punição pode custar muito caro para as escolas de samba que não cumprirem as regras e a perda da pontuação pode ser tão grave a ponto de rebaixa-las.

A divisão das escolas de samba ocorre através de categorias tendo as que pertencem ao grupo especial e aos grupos inferiores, que equivale no futebol uma primeira divisão do Campeonato Brasileiro, já as inferiores representam as séries B, C e D.

A decisão dos jurados pode prejudicar uma escola de samba e gerar protestos por parte dos expectadores não sendo diferente no futebol que um erro da arbitragem pode estampar páginas de jornal e virar matéria de televisão durante toda a semana.


Em relação aos veículos de comunicação acabam sempre aproveitando alguém da equipe de esportes para cobrir o carnaval, seja através da narração ou reportagem, talvez seja por causa da semelhança entre a cobertura de ambos.

O evento quase sempre conta com a participação de jogadores de futebol como Romário, Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo entre outros craques, por outro lado o samba e a batucada é algo tradicional nos estádios de futebol do Brasil.


Por falar em estádios existe inclusive rivalidade entre escolas de samba é o que acontece entre a Mancha Verde e Gaviões da Fiel que representam respectivamente as torcidas do Palmeiras e do Corinthians no futebol.

O carnaval e futebol são capazes de atrair multidões, o que se espera é o povo brasileiro continue sempre valorizando e festejando sua arte, seu evento, ou melhor, sua cultura e transmita para gerações e mostre para o mundo que a tradição continua e não pode parar.


























Veja agora a charge Produzida pelo meu amigo: Radialista, Jornalista, Chargista e Advogado Henrique DColaboração para o blog.


0 comentários: