Pages

Ads 468x60px

domingo, 24 de março de 2013

Copa do Mundo: Suas vantagens econômicas e oportunidades

                                                                                                   Por Pedro Cidade

Para uma cidade que pretende obter um crescimento econômico satisfatório, nada melhor que uma competição que envolve países de todos os continentes, é uma grande oportunidade para empresas e microempresas investirem ainda mais em qualificação, contratações de profissionais na área de hotelaria, lazer, esporte, construção civil, comunicação e marketing, entre outras, que podem  beneficiar  muita gente e ajudar  até  a ganhar um dinheirinho extra com o evento.  
    
     >  Para quem é empresário de bares, restaurantes e barracas de praia




Quem é dono de bar, restaurante e barracas de praia, por exemplo, pode buscar criatividade no cardápio, por exemplo, mostrar para o turista o que há de melhor na cozinha local, investir em comidas regionais e no marketing, outra dica é facilitar a comunicação através de menus com fotos e utilização de palavras em outros idiomas.

>  Para quem é empresário de hotéis e pousadas 


Para quem é empresário de hotéis e de pousadas deve investir na comunicação dos funcionários com clientes, esses que no mínimo devem saber falar um ou mais idiomas, além de dominar muito bem o português e estarem bem atualizados em suas qualificações.

Assim como os bares e restaurantes, os hotéis e pousadas também  podem apostar na criatividade, sem perder o luxo e o conforto do local, através de artesanatos, quadros e uma decoração que possa se destacar e chamar atenção, tornando o lugar  ainda mais atraente para visitantes e turistas, quem sabe esse visitante não bate muitas fotos, mostra para outras pessoas do seu país e transforma esse investimento em atração turística, você com um pouco de ousadia, pode obter um grande negócio.
      
       >  Para quem é empresário na área de esportes, saúde e lazer

As áreas de esporte, lazer e saúde também são alternativas para investidores, imagine uma academia com todos os equipamentos, com todo o suporte e a  estrutura necessária para receber estrangeiros e o público local. 

Para quem investe em profissionais qualificados e preparados, para trabalhar com turistas que irão acompanhar  partidas de suas respectivas seleções, pode se considerar diferenciado e com pontos positivos na frente de outras empresas.

Já que dando uma oportunidade e apoio para  turistas  de manter a boa forma durante este período que estão na cidade, pode gerar excelentes resultados.

As lojas que vendem suplementos que são nutrientes necessários para quem quer manter uma alimentação saudável, para quem esta  cobrindo  o evento,  para quem vem de fora e não quer descuidar da saúde. As vendas desses produtos podem aumentar nesse período.  

Os profissionais da área de saúde, através de clinicas com estrutura de educação alimentar e física, podem orientar esses estrangeiros que passam férias ou visitam a cidade, é uma grande oportunidade para nutricionistas, médicos esportivos, fisioterapeutas durante este período de copa do mundo. 

       >  Para quem é da área de construção civil

Já na área de engenharia e arquitetura, construtoras adequam cada vez mais seus projetos ao público estrangeiro que além do conforto, querem contar com o lazer e um bom lugar para usufruir de comodidade durante o período de copa do mundo e de férias. 

Por isso, os  profissionais desse ramo são cada vez mais procurados por construtoras e firmas, que investem em condomínios, apartamentos, shoppings, hotéis, centro de treinamentos, estádios e etc.

  > Para quem é da área de comunicação   

Para área de comunicação, através do marketing, jornalismo e publicidade as oportunidades aparecem por meio de propagandas e com a divulgação de todos os meios que possam envolver a copa do mundo, que  podem atravessar fronteiras que vão além da simples  cobertura do evento e dos seus bastidores.

O marketing é a marca registrada da competição que conta com  apoio da FIFA e dos seus patrocinadores como principais fontes de divulgação, de geração de renda e empregos para o país envolvido no evento. 

segunda-feira, 18 de março de 2013

Jornalismo: Uma carreira e uma escolha


                                                                                     Por: Pedro Cidade

A vida coloca sempre questões que devem ser respondidas a longo e a curto prazo, são decisões que nos tornam responsáveis por nossas próprias atitudes, no momento que somos capazes de distinguir o que é certo, do que é errado, o melhor, do pior estamos aptos a fazer escolhas, que devem ser acompanhadas pela motivação e pela busca dos nossos objetivos.

Quando escolhemos uma carreira estamos tomando uma decisão importante na nossa vida, barreiras podem aparecer, dificuldades, criticas, falta de oportunidades, mas  o que fazer nessa situação?  Para início o melhor é manter o foco nos seus objetivos como profissional, nunca deixar de praticar aquilo que você gosta de fazer, ter paciência, procurar sempre fazer boas leituras, buscar atividades físicas, procure qualificação profissional, se afaste de pessoas negativas e busque o que é positivo para você.

Outro passo importante é não escolher nada por influência de terceiros, afinal ninguém se conhece e sabe melhor  sobre suas qualidades e  seu talento que a própria pessoa.

Não escolher uma profissão pensando em quanto você vai ganhar claro que o dinheiro é fundamental, quase tudo se resolve através dele, mas o que adianta ser um profissional frustrado e não contribuir com a sociedade da maneira correta.

Pois o que adianta escolher algo que você não se identifica, será que o mercado de trabalho absorve essas pessoas? Carreiras levadas só pela questão financeira podem até prejudicar a sociedade.

Dedicação é o que não pode faltar, pode não dar certo na primeira, na segunda e nem terceira, mas se é o que você realmente quer para sua vida, invista, persista e não desista.
Destaco que em qualquer profissão você pode ser feliz, imagina você fazer o que gosta e ainda receber pelo que faz.

Jornalismo, por exemplo, é uma área que esta ligada diretamente a sociedade, o que seria as pessoas sem informação, sem alguém para cobrar os direitos do povo, sem mostrar a realidade dos fatos, mas também sem mostrar a natureza, sem mostrar as mais belas paisagens, sem mostrar eventos históricos, sem mostrar personagens simples, mas que se tornam verdadeiros heróis.

Que mostra diferentes culturas e desigualdades sociais que podem ser reduzidas através de algo tão valioso como o caráter e a dignidade.

Assim como todas que as outras profissões que podem ser consideradas das mais simples mais tem sua parcela e sua importante contribuição para todos. 

sexta-feira, 15 de março de 2013

A emoção de vestir a camisa da Seleção brasileira de futebol


Não existe emoção maior para um jogador que ser convocado para seleção Brasileira, vestir a camisa amarela e defender o canarinho numa competição tão importante como uma Copa do Mundo.

Se para o jogador, família e clube é um orgulho, imagine para o estado e cidade em que o jogador nasceu, é uma verdadeira festa para ver seu conterrâneo em campo, nem que seja por alguns minutos com uniforme da Seleção pentacampeã do mundo.


Por Pedrocidadenews

O Brasil que é um país que tem uma vasta extensão territorial, hoje conta com mais de 500 clubes de futebol, que possuem milhares de jogadores, que se espalham também pelo mundo.

São jogadores cearenses, paulistas, cariocas, mineiros, baianos entre os outros estados que compõem o território brasileiro que sonham com o sucesso e ao mesmo tempo com o sonho de disputar uma partida pela seleção canarinho.

Você sabe qual clube que teve mais jogadores convocados para a Seleção brasileira? Que mais cedeu jogadores para a Copa do mundo? Para quem não sabe a resposta o blog destaca que são os clubes brasileiros que são expectes quando o assunto é ceder jogadores para a Seleção brasileira.

O Botafogo é o clube que mais colocou jogadores na  Seleção Brasileira em Copas do Mundo.
Das 19 Copas que o Brasil disputou, apenas em 5 não havia pelo menos um jogador da equipe da estrela solitária . Ao todo 46 atletas representaram o alvinegro carioca  na Seleção. Somente na Seleção de 1934 havia nove atletas do Botafogo no elenco.


Com 42 jogadores cedidos à Seleção Brasileira, o São Paulo é o segundo clube da lista. A história do tricolor paulista com a Seleção em Copas teve inicio em 1950 quando foram convocados quatro atletas. Desde então o São Paulo teve jogadores convocados em todas as Copas até 2006.

O Flamengo é o terceiro clube brasileiro que mais cedeu atletas para a Seleção em Copas. No total  foram 33 jogadores convocados em 15 Copas. A Copa do Mundo da Suécia (58), quando o Brasil conquistou seu primeiro título, foi a que teve mais convocados do Flamengo: Moacir, Zagallo, Joel e Dida.


Com um jogador a menos que o Flamengo, o Vasco é o quarto da lista. O time cruzmaltino cedeu 32 jogadores para a Seleção em Copas do Mundo. A sua maior participação foi quando o Brasil foi vice-campeão, em 1950. Naquela edição, realizada no Brasil, o clube carioca  contava com 8 jogadores na Seleção.


O Fluminense completa a  lista com mais 30 atletas. A maior participação do tricolor carioca em Copas foi na primeira edição, em 1930, quando 5 jogadores foram convocados. A última vez que o Fluminense cedeu jogador para a Seleção Brasileira em uma Copa foi em 1994.

O blog Pedrocidadenews que destaca o futebol Cearense  não esquece dos jogadores do Estado do Ceará que já foram convocados para a Seleção Brasileira como Jardel, Miradinha, Dudu Cearense, Babá,Zé de Melo, Geraldo, Adriano,Jônatas Domingos e  o jogador Osvaldo que defende atualmente as cores do São Paulo.



domingo, 10 de março de 2013

Especial Copa do Mundo 2014: O mascote da Copa no Brasil está ameaçado de extinção



Seja na criação de um time ou de uma competição além de escolher o nome e as cores, o que não pode ficar de fora é a escolha de um mascote, que pode ser um animal, um mosqueteiro, um saci, um vovô, um garoto, um índio entre outros, dependo da criatividade cada um.

Já em competições como a Copa do mundo a escolha é feita de acordo com as espécies de animais do país que será sede do evento, como exemplo no Brasil foi escolhido o tatu-bola-da-caatinga que foi anunciado em 16 de setembro de 2012 como mascote da copa do mundo de 2014.

Para você que não conhece o animalzinho que deve aparecer muito durante a Copa do mundo no Brasil . O Tatu-bola é o nome dado para as espécies de tatu do gênero Tolypeutes, Tolypeutes tricinctus e Tolypeutes matacus que são chamadas de tatu-bola-da-caatinga e mataco.


Essas espécies são também conhecidas em algumas regiões como tatuapara, apara e apar e são encontrados no Brasil, Paraguai, Bolívia e Argentina, sendo que a T. tricinctus é própria do Brasil.



As espécies de tatu do gênero Tolypeutes possuem cerca de 30 cm de comprimento, têm coloração marrom anegrada e, geralmente, três cintas móveis. São os únicos tatus capazes de se enrolar completamente dentro da carapaça, assumindo o formato de bola.

De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), (http://www.iucn.org/)  enquanto o tatu-bola-da-caatinga é uma espécie ameaçada, com estado de conservação vulnerável, o mataco tem um menor risco de ser extinto, com estado de conservação quase-vulnerável

É uma pena saber que essa espécie está quase em extinção por causa do homem e caso continuem eliminando essa espécie após a Copa do mundo somente o mascote vai existir.
Caso você conheça ou saiba de alguém que esteja matando, vendendo ou consumindo esse animal denuncie para as autoridades responsáveis:  (http://www.ibama.gov.br/)  ou pela Central de atendimento: Central de Atendimento : (61)3316-1677

Jornalismo Esportivo: Como produzir pautas em situações imprevisíveis?

Por Pedro Cidade




Na nossa vida temos que esta sempre preparados para as mais diversas situações, até mesmo as mais imprevisíveis, isso não é diferente no jornalismo, nem sempre ter uma pauta marcada significa que ela será realizada, podem surgir assuntos que fogem do cotidiano, horários e datas que podem causar o adiamento ou cancelamento daquele conteúdo que seria publicado naquele dia.  

E como agir nessa situação? A primeira coisa a fazer é pensar em qual pauta seria mais importante para aquele momento, qual a que envolve mais pessoas, ter a noção e a lógica do que seria mais  relevante para o público naquele momento, por exemplo: Dirigentes da FIFA resolvem se reunir no auditório de um hotel em Fortaleza para discutir assuntos sobre a Copa do Mundo, as quatro e meia da tarde e no mesmo horário dirigentes da Federação Cearense de Futebol se reúnem para discutir o regulamento do segundo turno do Campeonato Cearense, qual é o conteúdo que envolve mais pessoas e tem mais relevância? 

Obviamente é a reunião dos dirigentes da FIFA. Mas a outra pauta passa a ser esquecida?  Se você não quiser perder a outra pauta, a solução neste caso é entrar em contato com a Assessoria de comunicação da Federação Cearense de Futebol e agendar uma entrevista com um  representante que possa explicar tudo que foi discutido no encontro.

Em imprevistos é recomendável também telefonar para entrevistados e assessorias para evitar situações desagradáveis, como atrasos ou atrapalhar alguém que deixou de fazer algo apenas para dar aquela entrevista, ninguém gosta de marcar um compromisso e ficar esperando alguém que chega atrasado ou que não vai.

Algo também pode resolver a situação é negociar com a equipe de jornalismo que pode ter alguma equipe disponível para aquele momento, você pode sugerir a pauta para a chefia de reportagem e inclusive é  sempre  bom passar o que esta sendo produzido seja no esporte ou outras áreas para os apresentadores e produtores dos telejornais, afinal é assim que se trabalha em equipe.

Espero ter ajudado quem já passou por esse tipo de situação ou ainda vai passar por ela algum dia. Em breve mais dicas sobre o jornalismo esportivo.