Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Especial Copa das Confederações: Curiosidades e Fato triste - Pedrocidadenews

Por Pedro Cidade

O Brasil vive a expectativa de sediar a Copa das Confederações que é um dos mais importantes torneios que envolvem seleções de futebol, sendo superado apenas pela Copa do mundo.  A competição pode ser a oportunidade para que equipes batam recordes, para que jogadores se superem dentro de campo e consigam fazer história pelos seus países.

Mas como o torneio ainda não teve inicio no Brasil, o blog vai destacar algumas das curiosidades positivas e infelizmente, negativas de outras edições.  Por exemplo, você sabe quem mais conquistou a competição? Quem é o maior artilheiro? Qual a confederação que mais conquistou títulos?  Qual é a equipe que mais marcou gols?  Quais as seleções que menos sofreram gols?  Quais equipes foram eliminadas sem perder uma partida sequer? Qual foi a maior goleada aplicada? Por outro lado aconteceu no torneio algo que abalou jogares e esportistas de todo o mundo.

Curiosidades
Começando pela primeira pergunta quem mais venceu a competição foi a Seleção Brasileira que conquistou títulos em (1997,2005 e 2009)


Já o maior artilheiro de todas as edições também pertence ao Brasil, trata- se de Romário que na Arábia Saudita em 1997, marcou sete gols.   Ele é seguido na artilharia por mais três brasileiros: Ronaldo que marcou seis gols na edição de 1999 no México. Adriano que marcou cinco gols na edição de 2005 na Alemanha e Luís Fabiano que marcou cinco gols na edição de 2009 na África do Sul.






A Confederação que possui mais títulos e o melhor desempenho na competição é a CONMEBOL com quatro títulos e três vice-campeonatos lidera o ranking sendo seguida pela UEFA que conquistou três títulos.  



A equipe que mais marcou gols pelo torneio foi a Seleção Brasileira que marcou 62 gols somando todas as edições, tendo sofrido apenas 25 gols, com um saldo positivo de 37 gols.


As seleções que menos sofreram gols, talvez até pela pouca quantidade de partidas na competição: são as seleções da Nigéria, Iraque e Dinamarca que sofreram apenas um gol.

A Dinamarca e a Nigéria conseguiram um feito inédito na competição, não sofreram nenhuma derrota, a primeira foi campeã de forma invicta quando participou do torneio, já a segunda foi eliminada empatando suas partidas.

Já a maior goleada aplicada no torneio foi no ano de 1999 no México, quando a Seleção brasileira venceu por 8 a 2 a Arábia Saudita no Estádio Jalisco em Guadalajara.


Fatos triste

A morte do jogador Camaronês  Mark Vivien Foé  ((Yaoundé, 1 de maio de 1975 — Lyon, 26 de junho de 2003) foi uma tragédia que ocorreu na competição e que pegou  esportistas de todo o mundo de surpresa).




Foé foi o primeiro jogador relativamente conhecido no futebol moderno a morrer em campo. O camaronês que teve passagens por West Ham e Lyon, estava emprestado ao Manchester City, quando em uma partida válida pela Copa das Confederações de 2003 contra a Colômbia, o jogador desabou no meio de campo. Médicos tentaram reanimá-lo, mas apesar dele ainda ter chego com vida ao hospital, Foé morreu vítima de uma cardiomiopatia hipertrófica.

Como homenagem, a camisa número 23 do Manchester City e 17 do Olympique de Lyon que foram utilizadas por Foé foram aposentadas, e um memorial em sua homenagem foi erguido no estádio City of Manchester.



Tão irônica quanto trágica foi uma frase dita pelo ex-jogador a seus companheiros no intervalo de seu último jogo, 30 minutos antes de morrer: “Garotos, mesmo se for preciso morrer no gramado, nós temos que vencer esta semifinal”.

0 comentários: