Pages

Ads 468x60px

sábado, 16 de fevereiro de 2013

Jornalismo esportivo: Cobertura de grandes eventos esportivos

                                                                                Por Pedro Cidade




Um grande evento esportivo é capaz de envolver toda uma cidade, um país ou até mesmo o mundo dependendo da sua dimensão, pode gerar renda, melhorar o turismo e a economia local.

No mundo esportivo, competições como Copa do Mundo e Copa das Confederações são vistas de forma diferente pela mídia e pelo público.  

Para quem acompanha grandes eventos esportivos, já deve ter observado que existe toda uma movimentação principalmente dos veículos de comunicação que procuram passar todos os detalhes com clareza e objetividade.

Nos bastidores do evento se reúnem a imprensa, organizadores, políticos e responsáveis por cada área como segurança, estrutura e planejamento, turismo, economia e esporte.

Mas quais etapas devem ser seguidas para que se obtenha uma cobertura de qualidade?  A primeira é buscar e reunir todas as informações possíveis sobre o evento, a origem, histórias, regulamentos e curiosidades.

No caso da Copa do Mundo e das Confederações, ter uma noção básica e analisar as condições do país que está se organizando para sediar as competições, quanto à estrutura, reforma de estádios, construção de centros de treinamento. Saber se estão seguindo o que é exigido pela FIFA.

PC NEWS

PC NEWS
Como será feita a venda e a distribuição de ingressos, qual é a capacidade de cada estádio?  Conhecer a cultura, economia, principais pontos turísticos do local onde vai acontecer o evento também é essencial.

Acompanhar sempre os noticiários da FIFA que possui toda uma estrutura de comunicação, através do site (http://pt.fifa.com/) onde você pode encontrar entrevistas, Pronunciamentos de Mídia, regras e regulamentos, projetos, documentos oficiais, organização e etc.

Fifa.com

Procurar sempre manter contato com fontes oficiais de preferência alguém que esteja sempre mantendo contato com organizadores do evento.

Ter na cabeça ou pelo menos nas mãos o regulamento da competição, saber detalhes e curiosidades sobre cada participante, qual torneio disputou até chegar à Copa do Mundo ou Copa das Confederações? Quais são os seus principais jogadores?  Quais os últimos vencedores dos torneios?

E durante a competição acompanhar a movimentação das cidades, os principais pontos onde se reúnem torcedores e ouvi-los.

Fifa.com
Essas são algumas noções sobre cobertura de grandes eventos esportivos que junto de profissionalismo e dedicação podem render bons resultados tanto para o jornalista esportivo, como para o público vai receber um conteúdo com qualidade.

2 comentários:

Beth Muniz disse...

Passando para ler e curtir.
Obrigada pelo convite.
Um abraço e sucesso.

Unknown disse...

Boa tarde, interessante seu blo, aproveito o ensejo para desejar que vc faça um anúnco no meu blog, é gratuito acesse http://mistokent.blogspot.com.br/ clique no banner e saiba mais.