Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estádio Presidente Vargas: um ícone do Futebol cearense

                                                                                                          Por Pedro Cidade

O Estádio Presidente Vargas é a opção número 1 dos clubes cearenses quando querem realizar partidas intermediarias, de menor porte ou até mesmo de grande porte, dependendo da situação, o local também pode ser uma ótima alternativa para aquela equipe que quer pressionar os seus adversários e receber de perto, o apoio dos seus torcedores, já que a distância que separa jogadores, torcedores e o gramado é bem menor que no Estádio Castelão, que também está localizado em Fortaleza. 

A torcida fica praticamente dentro de campo e pode das arquibancadas se tornar o jogador número 12 dos clubes mandantes.



Pedrocidadenews


Pedrocidadenews

Quem acompanha partidas no PV, como é carinhosamente chamado pela imprensa, por torcedores e jogadores, já deve ter presenciado das cenas mais curiosas até as mais inusitadas, como por exemplo, o dia em que um torcedor conseguiu provocar a expulsão de um jogador, deixando o atleta descontrolado dentro de campo.

Esse fato correu na partida preliminar  entre Tiradentes e Quixadá, pelo campeonato Cearense de 1997. Um torcedor do Ceará que aguardava a partida entre Ceará e Portuguesa do Crato, começou a pegar no pé do jogador Aírton do Tiradentes, criticando seu futebol e seu estilo, já que o atleta tinha uma aparência excêntrica com seu “estiloso”, rabo de cavalo.

O atleta perdeu a paciência e queria sair do gramado de qualquer maneira para agredir o torcedor alvinegro, mas sem sucesso, a partida continuava e os torcedores do Ceará que aguardavam o jogo contra a Portuguesa do Crato, começaram a vaiar o atleta, que com tanta pressão acabou fazendo falta violenta, levou cartão vermelho e acabou sendo expulso da partida, o jogador do tigre,de tão zangado queria subir o alambrado e foi preciso policiamento para retira-lo de campo.

O estádio também pode ser chamado de quebra galho, já que por muitas vezes salvou o futebol Cearense, quando o Castelão estava em reforma, o blog lembra que o estádio foi palco inclusive de uma partida de grande porte como foi São Paulo e Ceará pela Copa do Brasil de 2001, quando muitos apostavam que a partida não poderia ser realizada, por motivos de capacidade e segurança, mas ocorreu tudo muito bem fora dos gramados, dentro, a vitória foi do São Paulo por 4 a 2.

O PV já recebeu grandes clássicos do futebol cearense como o Clássico-Rei (Ceará x Fortaleza), o Clássico da Paz (Ferroviário x Ceará) e o Clássico das Cores (Fortaleza x Ferroviário). Além de tais clássicos, o estádio também recebeu jogos da Copa do Brasil, Série A do Campeonato Brasileiro, Série C do Campeonato Brasileiro e ainda foi palco da Copa Sul-Americana.

O maior público pagante de que se tem referência já registrada no PV foi de 38.515 pessoas no jogo Ceará 1-1 Ferroviário, no dia 7 de maio de 1989. Após as reformas terminadas em 2011, o Presidente Vargas comporta 20.166 torcedores sentados.

Sendo considerado por algumas pessoas um estádio aconchegante, central e  útil na hora da 
necessidade, o Estádio presidente Vargas é um ícone da historia do futebol Cearense.


Pedrocidadenews

  

0 comentários: