Pages

Ads 468x60px

sábado, 1 de junho de 2013

Os Grandes Campeões da Copa das Confederações I

                                                   Por Pedro Cidade

Você sabe quem são as seleções que já conquistaram esse torneio que reúne a seleções campeãs de cada confederação? Aqui irão ser destacadas as estatísticas de cada uma e a história de cada titulo conquistado por elas.  Destacando que os maiores vencedores do torneio são Brasil e França, a Seleção brasileira venceu 3 vezes o torneio, Já a Seleção francesa na sua ótima fase quando contava com Zidane e Henry  em forma venceu por 2 vezes a competição,  a seleção Argentina  já levantou  a taça da Copa das Confederações uma vez,  assim como a Dinamarca e  a Seleção Mexicana.  Pode se observar através dos números que a CONMEBOL é a Confederação que possui maior número de títulos sendo três do Brasil e um da Argentina, sendo seguida pela UEFA que possui dois títulos da França e um da Dinamarca e a CONCACAF com a Seleção mexicana conquistou apenas um titulo. 

A primeira Seleção que conquistou o torneio foi a Seleção da Argentina no ano de 1992, quando a competição contava apenas com quarto equipes, Arábia Saudita, Estados Unidos, Costa do Marfim e Argentina.   Os Argentinos viviam uma ótima fase após ter conquistado a Copa América de 1991 obteve participação garantida na Copa das Confederações, a equipe precisava de um titulo após a derrota para a Seleção da Alemanha na final Copa do mundo de 1990 e além da Copa América, ganhou a Copa das Confederações.  A equipe contava com grandes nomes como Gabriel Batistuta, Diego Simeone e Claudio Cannigia. O artilheiro da equipe foi Batistuta com dois gols, a Seleção Argentina  não teve muitas dificuldades para vencer a Seleção da Costa do Marfim por 4 a 0 e nem para vencer a Arábia Saudita por 3 a 1 na final.


               

 A Dinamarca foi a segunda equipe e vencer a Copa das Confederações mesmo alternando bons e maus resultados até chegar a competição, a equipe que foi parcialmente eliminada da Eurocopa de 1992, ficando em segundo lugar no grupo, perdendo a vaga para a Iugoslávia, No entanto, devido às sanções internacionais decorrentes da guerra na Iugoslávia, a Dinamarca se classificou, mesmo ficando em segundo lugar no seu grupo de qualificação.  A boa fase do goleiro o Peter Schmeichel e do atacante Brian Laudrup.  A equipe conseguiu fazer história na Eurocopa, passou por fortíssimas seleções como França, Inglaterra e Suécia. Derrotou  a Seleção Holandesa que havia sido campeã Europeia na edição anterior do torneio e venceu por 2 a 0 a Alemanha na final.  Passando por essa fase a equipe não obteve resultados positivos nas eliminatórias para Copa do Mundo de 1993 e acabou ficando fora da Copa do Mundo de 1994, no entanto em 1995 a equipe voltou a surpreender e conquistou a Copa das confederações ao vencer a atual campeã do torneio Argentina por 2 a 0 na final. Em breve serão apresentados os outros grandes campeões.







0 comentários: