Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Jornalismo Esportivo: Produção de matérias especiais

Por Pedro Cidade

Para quem trabalha com jornalismo um desafio comum é produzir um conteúdo de qualidade para o seus telespectadores, leitores ou ouvintes. Assuntos que agreguem muitas ideias, histórias, esclareçam as dúvidas e despertem curiosidades.  

A partir do momento que entramos em contato com pessoas, lugares e objetos, nos deparamos com diversas situações que podem render vários assuntos interessantes, mas como adquirir a visão que esse conteúdo pode gerar uma matéria especial? 

O primeiro passo é observar a situação, ter uma visão critica e se colocar dentro dela. Para exemplificar vou colocar o exemplo de uma pauta que pode parecer simples, mas que pode gerar uma matéria especial.

Imagine você indo para o treino de uma grande equipe de futebol, de um lado se depara com treino da equipe profissional, já do outro lado se depara com garotos das categorias de base e acaba descobrindo que um destes atletas é filho de um ídolo do clube, que acabou tendo que encerrar a sua carreira por causa de uma grave contusão. O jovem busca uma oportunidade de crescer dentro do clube e tenta repetir a história de sucesso do seu pai, mas pensa em encerrar a carreira com títulos e sem lesões.

Dentro desses assuntos vários outros podem ser levados em consideração, como por exemplo, filhos de jogadores devem ou não ser comparados com seus pais? Até que ponto estes atletas influenciam na escolha da carreira do filho? Isso ocorre com frequência no futebol? Quais são os casos? Quais os filhos de ex-jogadores que se destacaram ou se destacam atualmente?

Outro passo importante é ter paciência e dedicação para montar um banco de dados com o máximo que puder de informações.

É interessante também buscar especialistas que possam falar sobre cada assunto de maneira especifica.

Pedir para o cinegrafista fazer boas imagens também ajuda na produção de uma matéria especial, imagina nessa matéria o encontro do pai com o filho vestidos com o uniforme do clube durante o treino, um tocando a bola para o outro, o ídolo e a promessa lado a lado.

É também essencial ter um acervo de imagens de arquivo para colocar na matéria, sempre organizado com a data, local e o assunto.  No caso do exemplo, os gols e as jogadas do ex-jogador se tiverem imagens de gols do filho dele jogando pelas categorias de base enriquece ainda mais o conteúdo.

Para finalizar montar todo o roteiro da matéria e passar para os editores que também devem ser orientados em relação aos mínimos detalhes como cortes, efeitos sonoros e imagens que devem ou não ser utilizadas.

Espero ter contribuído com todos com informações e com experiências que podem ser úteis ou ajudar quem esta começando ou mesmo quem tem curiosidades sobre matérias especiais dentro do jornalismo esportivo.










1 comentários:

bernar55 disse...

Olá quem gosta de futebol,vai querer ver seu time de perto.