Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 3 de maio de 2013

Seleção Brasileira para no tempo e Seleção Alemã utiliza o tempo ao seu favor

   Por Pedro Cidade


A Copa das Confederações e a Copa do mundo no Brasil se aproximam e o que se espera é uma Seleção brasileira valente, aguerrida e que jogue com música, que arranque do povo brasileiro aplausos, esses que o torcedor brasileiro já não lembra mais, a ultima conquista ocorreu exatamente no dia 30 de junho de 2002 no Estádio Internacional de Yokohama contra a Alemanha.

O treinador naquela ocasião era Luiz Felipe Scolari que tinha em suas mãos uma equipe desacreditada e para completar o teimoso resolveu não convocar o atacante Romário que defendia o Vasco da Gama e estava em ótima fase, o que gerou protestos da torcida brasileira.

Os tempos são outros o Brasil não incorporou o espirito de luta de uma equipe vencedora, os jogadores parecem estar mais preocupados com seus clubes que com a Seleção ou quem sabe Felipão  parou no tempo e ainda é viúvo daquela equipe que conquistou pentacampeonato há 11 anos atrás.

Quem parece ter tirado proveito do tempo foi a Seleção da Alemanha que era anfitriã da copa de 2006, resolveu renovar e disputou a competição com uma equipe muito jovem, Apesar de ter sido a vice-campeã na Copa de 2002 e jogar em casa, a Seleção Alemã não era favorita. Uma pesquisa publicada em 16 de Março de 2006 apontava que somente 3% do povo alemão acreditava na vitória. Para essas baixas expectativas germânicas, contou a derrota contra a seleção da Itália por 4x1 no dia 1 de Março 2006, num amistoso preparatório para o torneio.

O pessimismo da população refletia-se nos próprios jogadores alemães. O capitão e principal jogador da seleção, Michael Ballack, deu uma entrevista ao seminário esportivo alemão "Sport-Bild" no dia 9 de Maio afirmando que a equipe era jovem e inexperiente, e que não seria uma surpresa se fosse eliminada logo na primeira fase. A equipe superou todas as expectativas dos torcedores e conseguiu a terceira colocação daquela competição e  ainda contou com o  artilheiro da competição Miroslav Klose com 5 gols.  

No ano de 2010 na Copa da África resolveu manter a base da equipe que disputou a Copa em 2006 e conquistou novamente a terceira colocação.  Alguém pode falar que a Alemanha nas duas ultimas copas não passou da terceira colocação e questionar o exemplo, mas não pode negar o crescimento do futebol Alemão nos últimos tempos. 

Inclusive jogadores que eram daquela base são estrelas em seus clubes  Mesut Özil, um dos melhores jogadores do Mundo e muito criativo e habilidoso; Mario Götze, um dos jogadores mais criativos, habilidoso e genial dessa nova geração do futebol mundial, Thomas Müller, artilheiro da Copa do Mundo FIFA de 2010 e eleito a revelação do ano de 2010, Lukas Podolski eleito Melhor Jogador Jovem da Copa do Mundo de 2006, Podolski é conhecido por seu forte chute com a perna esquerda, e pela sua grande técnica e Bastian Schweinsteiger. Atualmente a equipe é treinada por Joachim Löw .

O crescimento do futebol Alemão refletiu nos clubes Borussia Dortmund  e Bayern de Munique  que conseguiram superar as poderosas equipes do Barcelona e Real Madrid que são a base da Seleção Espanhola e chegaram na decisão da UEFA Champions League.

Que o futebol alemão cresceu é inquestionável, agora é esperar que a Seleção brasileira e o futebol brasileiro sigam esse exemplo.

0 comentários: