Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 23 de maio de 2013

Seleção Japonesa: A evolução da força do futebol asiático

Por Pedro Cidade


A copa das confederações se aproxima e conta com a participação da Seleção Japonesa, que não pode ser considerada uma equipe fácil de ser vencida, pois desde 1998 quando estreou em uma Copa do mundo, O Japão marcou presença em competições internacionais.  A Seleção  evoluiu principalmente por buscar conhecimentos futebolísticos em outros países como no Brasil, quando aderiu à técnica brasileira através do Zico que foi uma referência para o futebol japonês. 

A Equipe japonesa é considerada uma das seleções asiáticas mais bem sucedidas dos últimos tempos. Tendo conquistado o Tetracampeonato Asiático, vencendo as Copas da Ásia de (1992, 2000, 2004,2011). O futebol japonês foi responsável por apresentar ao mundo, o talento do jogador Nakata, Com o Japão, o jogador atuou em três Copas do Mundo: a de 1998, 2002 e em 2006, sendo essa a sua última. Foram 77 jogos e 11 gols marcados em nove anos de seleção. Nakata encerrou a carreira após a eliminação do Japão na Copa do Mundo de 2006. Com o sucesso o jogador teve oportunidade de defender o Perugia da Itália, Roma e Fiorentina. O craque fez história no futebol italiano.

E o Futebol japonês não ficou só nisso, já que atualmente importou muitos jogadores para outros países como é o caso de  Shinji Kagawa  ( Meio - campo) de 24 anos  que defende a equipe do Manchester United, Yuto Nagatomo (lateral) de  26 anos  que defende a equipe  do Inter de Milão, Keisuke Honda  ( Meio Campo) de  26 anos  do  CSKA Moscovo da Rússia, Hiroshi Kiyotake ( Meio Campo)  de 23 anos do  Nurnnberg FC da Alemanha,  Shinji Okazaki ( Atacante) de 27 anos que defende o Vfb Stuttgart da Alemanha, Atsuto Uchida (Lateral)  de  25 anos que defende a equipe do Schalke da Alemanha. Maya Yoshida  ( Zagueiro)  de 24 anos que defende o Southampton FC da Inglaterra , Eiji Kawashima  ( Goleiro) de 30 anos  que defende o Standard de Liege da Bélgica,  Makoto Hasebe  ( Meio Campo)  de 29 anos  da equipe do Vfl Wolsburg da Alemanha.

São nove jogadores que se destacam em suas respectivas equipes em outros países que podem muito bem servir a Seleção Japonesa na Copa das Confederações e Copa do Mundo, algo quase inédito para um futebol que para  alguns era considerado tecnicamente fraco e perder para o Japão antigamente seria considerada uma zebra.

Algo também que o Japão merece respeito é em relação a sua organização exemplar especialmente de eventos futebolísticos como foi a Copa do Mundo de 2002 e os inúmeros mundiais interclubes, Copa do mundo de equipes, já realizados no país que é bastante acolhedor. É esperar e ver até onde esse país vai chegar no  cenário do futebol moderno. 

0 comentários: