Pages

Ads 468x60px

quarta-feira, 23 de janeiro de 2013

A emoção de narrar um gol


                                                                            Por Pedro Cidade

Você que acompanha transmissões esportivas alguma vez já deve ter observado que cada narrador segue um estilo próprio quando esta transmitindo uma partida de futebol, e tudo isso serve para passar para o ouvinte ou telespectador, o sentimento de emoção dos torcedores, jogadores e treinadores que estão no estádio.

As arquibancadas lotadas, a vibração de torcedores, jogadores que se dedicam nos treinamentos e técnicos de futebol com seus caderninhos de anotações repleto de estratégias que são trabalhadas durante toda a partida, tudo isso para buscar um prêmio que com apenas três letras tem um grande significado para todos.

O gol pode ser consagrador para um atleta, marcar uma época, despertar sentimentos que podem ir da alegria, nervosismo, tristeza, ao alivio dependendo da situação. Pelé que é considerado o rei do futebol chamou atenção pela facilidade de marcar gols, tendo uma história fantástica inclusive o dia em que marcou o seu milésimo gol que foi eternizado pelo mundo esportivo.



Como foi para Ronaldo que passou por varias cirurgias, foi substituído durante a final da Copa do Mundo da França de 1998, devido a vários problemas inclusive uma convulsão antes de entrar em campo naquela ocasião, ele viu sua seleção ser derrotada por 3 a 0 pela França e após quatro anos foi convocado novamente, foi importante para seleção brasileira e marcou dois gols na final da Copa do Mundo de 2002 contra Alemanha, neste caso um gol pode ser chamado de superação.
  




Um gol pode silenciar um estádio lotado como a derrota da seleção brasileira na Copa de 1950 que foi realizada no Brasil, era última partida da Copa que ficou conhecida como Maracanaço e contou com o maior público de todas as partidas de todas as Copas: 199854 pessoas. Ela ocorreu em 16 de julho no Estádio do Maracanã. O Brasil, embalado pela excelente campanha, pelo apoio da torcida, pela liderança e pelo elenco vitorioso, abriu o placar aos 47 minutos com gol de Friaça. O Uruguai, dezenove minutos depois, empata a partida com Schiaffino: o empate dava a vitória aos brasileiros. Entretanto, aos 79 minutos, Ghiggia vira o placar para os uruguaios, dando o segundo título ao Uruguai. Esta partida de futebol foi decepcionante para a torcida brasileira é considerada um dos maiores reveses da história do futebol.


Imagine você que por algum motivo não teve condições de acompanhar uma partida de futebol no estádio, se encontra dentro de um carro com o rádio ligado, esta em casa, no bar ou restaurante acompanhando pela TV e o seu time de coração faz um gol.  Você acaba percebendo aquele momento e idealizando como ocorreu aquela jogada que resultou no gol. Mas qual é a narração mais marcante para você?  Você já ouviu algo do tipo goooool ééééééé do Brasil (Galvão Bueno), olho no lance ééééé do Brasil ,foi dele do craque da camisa número 10 (Silvio Luís).  Lá vai o Brasil chutou meteu (Gomes Farias),  iiiiiii que gol (Osmar Santos) entre outros grandes narradores. O narrador acaba utilizando a sua percepção, sua técnica, para dar ênfase ao que é mais importante numa partida de futebol.

          Confira algumas emocionantes narrações.





0 comentários: