Pages

Ads 468x60px

domingo, 20 de janeiro de 2013

Grandes campanhas de clubes cearenses na Copa do Brasil

                                                                               Por Pedro Cidade
                     
                                                         
    
                       
                       

A Copa do Brasil é a competição mais democrática do  futebol brasileiro e que reúne equipes de todos os estados brasileiros, que tem a oportunidade de representar o futebol do seu estado.

Atualmente a competição esta na sua 25ª edição e conta com a participação de 86 clubes. O vencedor tem como prêmio a participação na libertadores do ano seguinte. O critério de escolha para participação no torneio é feito da seguinte forma são convidados o campeão e o vice de cada estado, outros clubes são escolhidas através do Ranking da CBF e agora equipes que disputam a Libertadores da América também tem sua participação garantida no torneio.  

Apresentada a competição agora vamos recordar as melhores participações de equipes cearenses no torneio. 

CEARÁ         
Começando pelo ano de 1994 quando o Ceará Sporting Club formou uma equipe competitiva e eficiente principalmente jogando no estádio do Castelão, o alvinegro conseguia envolver e vencer equipes como Palmeiras e Internacional de Porto Alegre. Na primeira fase da competição o alvinegro cearense enfrentou no Estádio Castelão em Fortaleza a  equipe do Campinense da Paraíba e venceu pelo placar de 2 a 0 com gols de Ney e Ronaldo.  O Vovô voltou a enfrentar a equipe paraibana no estádio Amigão, mas dessa vez foi derrotado pelo placar de 2 a 1 com gols de Edílson e Douglas pelo Campinense e Catatau descontou pelo Ceará.   

De acordo com o regulamento da competição o gol fora de casa classificaria o alvinegro cearense para a segunda fase da competição. 



Pelas oitavas de final da competição o Ceará teria pela frente a equipe do Palmeiras que era comandada pelo experiente treinador Wanderley  Luxemburgo e contava com jogadores como Evair, Edílson e Roberto Carlos. Ceará e Palmeiras empataram pelo placar de 0 a 0, no Castelão.  

O alvinegro cearense viajou para São Paulo e jogando no estádio Palestra Itália empatou pelo placar de 1 a 1. Os gols foram marcados por Evair, para o Palmeiras, e Jaime, para o Ceará. O regulamento da competição  classificou o Vovô para as quartas de final, pelo critério do gol fora de casa. 
Já pelas quartas de final da competição e o  alvinegro cearense teria outro forte adversário pela frente a equipe do Internacional de Porto Alegre. O Ceará venceu o Internacional por 1 a 0, no Castelão. O gol da vitória do alvinegro foi de Gerônimo.  Em Porto Alegre a vitória foi do colorado. Os gols foram marcados por Mazinho Loyola e Paulinho McLaren, para o Internacional, e por Gerônimo, para o Ceará. Mastrillo e Vitor Hugo (Ceará) foram expulsos e deixaram o time em inferioridade numérica. 

 O  Ceará se classificou para a fase semifinal da competição, passou pela equipe do Linhares EC, vencendo a partida no Estádio Engenheiro Araripe pelo placar de 1 a 0 com gol do atacante Sergio Alves.  


O Ceará chega à final da Copa do Brasil, mas empata de 0 a 0 no estádio do Castelão e perde por 1 a 0 no Estádio Olímpico com gol de Nildo pelo Grêmio.  O vice-campeonato alvinegro foi a melhor campanha de uma equipe cearense na competição.





FORTALEZA    
O Fortaleza Esporte Clube também já fez bonito na competição conseguindo a sexta colocação no ano de 2001, com uma equipe bem treinada por Ferdinando Teixeira e com a experiência do goleiro Maisena.  O tricolor de aço derrotou o Sampaio Corrêa com placar de 2 a 0, no João Castelo - Castelão, valendo pela 1ª Fase da Copa do Brasil 2001. Os gols foram de Mazinho Loyola e Cantarelli. 

Pela segunda fase da competição o Leão enfrentaria a equipe do internacional de Porto Alegre. 

O tricolor venceu o Internacional pelo placar de 1 a 0, no Estádio Presidente Vargas, destaque para Júnior Amorim com o único gol da partida. No jogo de Porto Alegre ficou no empate em 0 a 0. O Fortaleza garantiu classificação para a terceira fase da competição. 





Na fase seguinte, jogando no Estádio da Fonte Nova o tricolor de aço conseguiu segurar o empate de 0 a 0 contra o Bahia. Na partida de volta o "Leão do Pici" aplicou uma goleada sobre o Bahia por 3 a 0, no Estádio Presidente Vargas. Os gols foram marcados por Claudinho, Clodoaldo e Adriano Silva. 


O próximo adversário seria a Ponte Preta e o Tricolor  de aço venceu a macaca por 1 a 0, no Presidente Vargas, valendo pela fase quartas de final da Copa do Brasil 2001. Clodoaldo fez o único gol da partida. Já na partida de volta a Ponte Preta atropelou o Fortaleza com placar de 5 a 2, no Moisés Lucarelli, construíram o placar: Washington (4) e Régis Pitbull, pela Ponte Preta, e Claudinho e Júnior Amorim, do Fortaleza. 
                                   
  
HORIZONTE
O Horizonte Futebol Clube também já fez uma boa campanha na competição em 2011 se destacou por ter eliminado equipes tradicionalmente mais fortes como o ASA e o tradicional Guarani de Campinas, e por ter empatado com o Flamengo, no Rio de Janeiro. 




Em 2012, participou pela segunda vez da Copa do Brasil, eliminando o América de Natal na primeira fase. Na segunda fase foi eliminado pelo o Palmeiras por 3x1.






















FERROVIÁRIO

O Ferroviário Atlético Clube na Copa do Brasil de 2004 fez sua melhor campanha na primeira fase eliminou o América de Natal com uma goleada histórica por 4 a 0 no primeiro jogo. A despedida coral aconteceu na fase seguinte, diante do Corinthians Paulista quando foi derrotado pelo placar de 2 a 0.



0 comentários: