Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Campeonato Cearense: uma fábrica de revelar novos talentos.

Por Pedro Cidade                                          

O Campeonato Cearense de Futebol 2013 começou sem contar com a participação das equipes do Ceará e do Fortaleza que respectivamente disputam a Copa do Nordeste, se por um lado à ausência dos dois maiores clubes do Futebol Cearense pode ser vista de forma negativa, pelo fato das duas principiais equipes do futebol local levarem maiores públicos e rendas para os estádios, por outro lado, pode ser uma oportunidade para que outros clubes mostrem o seu futebol e revelem novos talentos para o estado.

O futebol cearense precisa pensar nessa ideia que em outros estados, os clubes, as federações e os dirigentes parecem levar mais a sério.  Será que vale a pena investir em contrações de jogadores que não são aproveitados em outros estados ou são mais caros que a necessidade dos clubes e inserir no futebol local? Ou seria melhor investir em categorias de base e contrações de jogadores da região? 

Levando em consideração que jogadores de outros estados ainda tem todo um período de adaptação em relação à cidade, ainda existe a questão do valor deste atleta, acaba sendo um investimento a curto prazo, mas que não traz retorno nenhum para o clube numa suposta negociação do atleta com outras equipes. 

Categorias de base

Um trabalho com categorias de base e a valorização de um jogador da terra pode levar um tempo, ter um custo e exigir bastante paciência, pode ser necessário um maior envolvimento de treinadores, olheiros e clubes nesse processo, mas o retorno pode ser satisfatório nas quatro linhas e nos cofres das equipes.

Claro que o Campeonato Cearense não pode ser comparado com a Copa São Paulo de Futebol Junior, que é uma competição própria para isso e que serve como vitrine para clubes de todo o país, mas pode se inspirar na ideia dessas equipes. Afinal o futebol cearense já conseguiu revelar vários talentos, entre os clubes que mais se destaca quando o assunto é revelação de jogadores é a equipe do Ferroviário Atlético Clube. 

No entanto, os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nas categorias de base das equipes do Ceará e Fortaleza nos últimos anos tem evoluído bastante, mas ainda esta muito longe do ideal.






Seleção Brasileira quem chegou lá

Para quem não sabe o Futebol Cearense já teve a oportunidade de servir a Seleção Brasileira com seus jogadores. Como foi caso da equipe do Ferroviário que emprestou o talento de dois grandes jogadores para a seleção canarinho.

O atacante Jardel que Iniciou nas categorias de base do Ferroviário, brilhou no time principal do Tubarão da Barra em 1990, defendeu grandes equipes como Vasco da Gama, Grêmio, Porto, Sporting, Galatasaray, Bolton e Newell' Old Boys e a Seleção Brasileira.


E o ex-jogador Miradinha que foi o primeiro brasileiro a jogar no futebol inglês . Começou sua carreira como jogador no Ferroviário, defendeu as equipes da Ponte Preta, Fortaleza, Palmeiras, Corinthians, Newcastle, e ainda foi convocado para a Seleção Brasileira.


Outras revelações   

O futebol do estado do Ceará teve ainda oportunidade de colocar jogadores locais nos principais clubes do Brasil e da Europa.

Como foi o caso do ex-jogador, Pacoti que nasceu em Quixadá, começou a carreira no Ferroviário, onde foi artilheiro do campeonato cearense de 1957, jogou no Sport Recife, Vasco da Gama e Sporting de Portugal.


Mazinho Loyola outra cria da casa, estreou no Ferroviário em 1987 e foi campeão cearense de 1988. Finalizou sua carreira no próprio Ferrão, defendeu grandes equipes como São Paulo, Internacional e Paraná, teve ainda passagem pelo Fortaleza.


Iarley que foi revelado nas Categorias de base do Ferroviário defendeu o time principal do tubarão da barra em algumas oportunidades e logo foi para a Europa. Jogou pelo Real Madrid "B" (ESP), Paysandu, Ceará, Boca Juniors (ARG), Dorados (MEX), Goiás, Internacional e Corinthians.


Entre outros atletas que foram revelados pelo futebol cearense como Clodoaldo (Fortaleza), Amaral (Fortaleza), Amilton Rocha (Fortaleza), Arí (Fortaleza), Babá (Fortaleza), Mota (Ferroviário), Marciano (Fortaleza) Cicero Capacete (Fortaleza), Ronaldo Angelim (Icasa), Eusébio (Fortaleza), Adailton (Fortaleza), Junior Pipoca (Fortaleza), Amilton Melo (Fortaleza), Erandir (Fortaleza), Guto (Fortaleza), Geraldino Saravá (Fortaleza), Bismarck (Fortaleza), Louro (Fortaleza), Raul (Ceará), Sinho (Ceará), Alan (Icasa), Clemer (Ferroviário) Marcio Mossoró (Ferroviário), Ediglê (Ferroviário) Alcimar (Icasa), Romário (Ceará) e Osvaldo (Fortaleza. e Eduardo (Fortaleza)

Recentemente um jogador cearense tem chamado a atenção das equipes do sul e do sudeste, o meio campista Eduardo Teixeira, que iniciou carreira nas categorias de base do Fortaleza, se destacou na Copa São Paulo de Futebol Junior e hoje defende as cores do Fluminense do Rio de Janeiro. Pelo tricolor carioca,o garoto fez um belo trabalho na Copa São Paulo e inclusive foi promovido  para equipe principal, já foi convocado para a Seleção Brasileira  Sub-20 e hoje aguarda uma oportunidade de atuar ao lado de jogadores como Fred e Deco. 

   Eduardo Teixeira  - Meio campo



Agora é acompanhar o Campeonato Cearense e aguardar as novas revelações do nosso futebol e esperar contar com equipes como mais jogadores cearenses no elenco e de preferência das categorias de base e quem sabe emprestar o talento destes atletas para a Seleção brasileira.

Veja gols de alguns desses cearenses que encheram  o povo cearense de orgulho.

                                    Mota - Atacante


                                 Ronaldo Angelim - Zagueiro  

                                       Osvaldo - Atacante




   Veja agora a charge Produzida pelo meu amigo: Radialista, Jornalista, Chargista e Advogado Henrique DColaboração para o blog..

0 comentários: