Pages

Ads 468x60px

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Equipes de futebol que já mudaram de nome no Estado do Ceará

                                       Por Pedro Cidade

Imagina você torcer por um time futebol por muito tempo e fica sabendo que o nome dele vai ser outro, é algo que muitos podem achar difícil de acontecer, mas no futebol brasileiro e inclusive no campeonato cearense algumas equipes já tiveram outros nomes, como por exemplo, equipes tradicionais como Ceará e Fortaleza. Alguém já ouviu falar no Stella Foot-Ball Club? no  Rio Branco Football Club? ou no Juazeiro Empreendimentos? 

Stella Foot-Ball Club foi um clube de futebol, fundado em 30 de maio de 1915, por Alcides Santos. O nome foi inspirado no colégio suíço onde os filhos de alguns representantes da alta sociedade de Fortaleza estudavam. Também por causa de seu nome, o escudo do clube era uma estrela (Stella) vermelha. O clube acabou sendo extinto em fins dos anos 1910. O Stella teve certa ligação com o Fortaleza Sporting Club - antiga denominação do Fortaleza Esporte Clube até a Segunda Guerra Mundial, mudada por decreto governamental nos anos 1940 - já que Alcides Santos também foi o fundador deste último. Cumpre esclarecer, portanto, que se trata de duas agremiações esportivas diferentes e independentes, ainda que, por vezes, a primeira seja considerada inspiradora da segunda


Já o Ceará Sporting Clube era conhecido como Rio Branco Football Club.  No dia  2 de julho de 1914,  Luís Luiz Esteves Junior e Pedro Freire estavam andando pela Rua 24 de Maio, quando Pedro, casualmente, chutou uma pedra. Achando engraçado aquilo, os dois passaram a discutir futebol, esporte que tinha aparecido no Ceará, pela primeira vez, em 1903, trazida por marinheiros ingleses que aportaram em Fortaleza. Os dois caminhavam até a Praça do Ferreira. Pararam no Café Art Nouveau - esquina da Guilherme Rocha - e decidiram fundar um clube de futebol. No café, com outros rapazes, a ideia foi amadurecendo.  Na mesma noite, foram até a casa de Luiz Esteves, a Rua Tristão Gonçalves, numero 6, e resolveram fundar o clube. Conseguiram registrar logo 24 sócios, sob a presidência de Gilberto Gurgel. Reuniram-se em assembleia e nascia o Rio Branco. Quando o Rio Branco fez um ano de fundação, sua diretoria convocou uma reunião de todos os sócios e organizou-se uma assembleia geral para a discussão do novo nome do time. Queriam um nome que projetasse melhor o clube, o Estado, a região. Aí, ficou decidido que a partir do dia 2 de junho de 1915, o Rio Branco passaria a ser denominado de Ceará Sporting Club.

Na Região do Cariri, a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa como é a atualmente chamada à equipe, Já passou por varias mudanças de nome, o que confundia a cabeça dos torcedores. Aqui vou explicar o motivo de tantos nomes falando um pouco da história do verdão do Cariri. O industrial Teodoro de Jesus Germano, conhecido como Doro Germano, foi um dos fundadores e o primeiro presidente do Icasa Esporte Clube, no ano de 1963. Foi um dos proprietários da Icasa (Indústria e Comércio de Algodão S/A) e incentivava a prática do futebol entre os seus funcionários. Daí surgiu a ideia de colocar o time da indústria no campeonato municipal. Nasceu, então, o Icasa Esporte Clube.

No final de 1998, foi criado um clube chamado Juazeiro Empreendimentos, que viera substituir o Icasa Esporte Clube, que havia falido por causa de uma ação judicial movida por um atleta do passado. A indenização girava em torno dos 30 mil reais.O Juazeiro Empreendimentos participou apenas dos campeonatos cearenses de 1999, 2000 e 2001 (ano este em que teve seu futebol desativado, retornando apenas em 2010).Relembrando a história pertencente ao antigo Icasa (Icasa Esporte Clube), com nome parecido é criada, em 7 de janeiro de 2002, a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa, adquirindo esta o direito de participar da segunda divisão do Campeonato Cearense.A Federação Cearense de Futebol não reconhece a Associação Desportiva Recreativa Cultural Icasa como sucessora do Icasa Esporte Clube ou do Juazeiro Empreendimentos, constando de seus registros duas entradas diferentes, uma para o encerrado Icasa e outra para a ADRC Icasa.

  

   




0 comentários: