Pages

Ads 468x60px

domingo, 27 de janeiro de 2013

Especial Copa das Confederações: A origem da competição

                                                                                                          Por Pedro Cidade
A copa das confederações é uma competição organizada pela FIFA que desde ano de 2005, contou com a participação de oito países participantes entre eles a equipe que é a anfitriã do local onde é realizado o torneio. 

No ano de 1992 existia uma competição anterior ao torneio que recebia o nome de Copa Rei Fahd, contava com a participação de apenas quatro equipes, o país sede, o campeão da copa América, o Campeão da Copa das nações Africanas e o campeão da Copa ouro da CONCACAF.  Essa edição de 1992 que foi realizada na Arábia Saudita foi a única que contou com apenas quatro participantes e não existia fase de grupos. 




Nessa competição as equipes participantes foram Arábia Saudita (país-sede e campeão da Copa da Ásia de 1988), Argentina (campeã da Copa América 1991), Costa do Marfim (campeão Copa das Nações Africanas de 1992) Estados Unidos (campeões da Copa Ouro da CONCACAF 1991). A Campeã dessa edição da competição foi a seleção da argentina que venceu por 3 a 1 a equipe anfitriã Arábia Saudita.  



Já no ano de 1995 foi realizada a ultima Copa Rei Fahd que teve o número de seleções aumentado para oito equipes e que foi rebatizada de Copa das Confederações da FIFA.  Foi sediada na Arábia Saudita em Janeiro de 1995. Contou com a participação de seis equipes: Arábia Saudita (país- sede) Argentina (Campeã da Copa América de 1993) Dinamarca (Campeã da Eurocopa 1992) Japão (Campeão da Copa da Ásia de 1992) México (Campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1993) Nigéria (Campeã da Copa das Nações Africanas de 1994). Dessa vez o torneio foi vencido pela equipe da Dinamarca que derrotou por 2 a 0 a Argentina na final.


No ano de 1997 aconteceu a primeira edição oficial da Copa das Confederações da FIFA. O torneio foi uma evolução da Copa Rei Fahd que foi disputada  em 1992 e 1995. Essa edição também foi realizada na Arábia Saudita em dezembro de 1997.

Contou com a participação das equipes da África do Sul (Campeã da Copa das Nações Africanas de 1996) Arábia Saudita (País-sede e campeão da Copa da Ásia de 1996) Austrália (Campeã da Copa das Nações da OFC 1996) Brasil (Campeão da Copa do Mundo de 1994)  Emirados Árabes Unidos (Vice-campeão da Copa da Ásia de 1996) México (Campeão da Copa Ouro da CONCACAF 1996) República Tcheca (Vice-campeã da Eurocopa 1996 - classificada devido à desistência da campeã Alemanha) Uruguai (Campeão da Copa América 1995).

A competição foi vencida pela Seleção Brasileira que goleou a seleção da Austrália por 6 a 0 com três gols de Ronaldo e três de Romário.



A principal mudança ocorreu  a partir do ano de 2005, a competição que era disputada  a cada dois anos, passou a ser disputada de quatro em quatro anos e acabou servindo como uma prévia para a Copa do Mundo.


Isso foi apenas introdução de como surgiu a competição nas próximas edições do especial sobre Copa das Confederações vou destacar os jogos emocionantes, curiosidades e outras edições do torneio.

0 comentários: