Pages

Ads 468x60px

domingo, 6 de janeiro de 2013

A História do Campeonato Cearense II: um Campeonato com quatro campeões

                                                            Por Pedro Cidade 

Imagine um campeonato que ficou marcado não pelo bom futebol apresentado pelas equipes, mas sim pela polêmica, Isso ocorreu na 78ª edição torneio que foi realizado no ano de 1992 e a decisão final ficou por conta do STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) que decidiu dividir o titulo entre quatro equipes Tiradentes, Icasa EC, Fortaleza EC e Ceará.

O campeonato terminou com o Fortaleza sendo campeão em um empate com o Ceará, pois vencera dois turnos contra um do adversário. Posteriormente, uma decisão do STJD (relativo a condição irregular do atleta Fernando do Fortaleza EC) que deu o título do 1º turno para o Tiradentes, contrariando o entendimento da FCF e do tribunal local. O campeonato deveria ser decidido entre o Tiradentes (1º turno), Ceará (2º turno), Fortaleza (3º turno), mais o clube com melhor campanha fora os vencedores de turno (Icasa).

O Fortaleza não aceitou participar desta decisão e entrou na justiça comum. Diante o impasse um acordo esdrúxulo entre a FCF e os 4 clubes tornaram todos os quatro clubes campeões. Com essa polêmica, o Fortaleza Esporte Clube chega ao seu 30º título cearense. E pela primeira vez na história, um time do interior, Icasa Esporte Clube, conquista um título de campeão cearense. O Ceará Sporting Club chega ao seu 32º título, e a Associação Esportiva Tiradentes conquista seu 1º título de campeão cearense, sendo a 9ª equipe a conseguir tal fato.







           Fortaleza 1 x 1 Ceará (Final de 1992)


0 comentários: