Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Conheça a equipe de Futebol mais velha do Brasil

                                           
                                                     
                                                          Por Pedro Cidade


Será que no Brasil existe alguma equipe de futebol com 112 anos de idade? Qual é essa equipe?  Em que ano foi fundada?  Ela ainda esta em atividade? Qual é a divisão que disputa atualmente? Já ganhou algum titulo?

Quem afirmou que sim acertou, existe uma equipe com 112 anos de idade é o Sport Club Rio Grande. Que está localizado na cidade do Rio Grande no Estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado 23 dias antes da Ponte Preta (fundada em 11 de agosto de 1900). 



O Flamengo, o Botafogo, o Vasco da Gama e o Vitória, que são anteriores a 1900, não nasceram como clubes de futebol. Outros clubes de futebol fundados antes, como São Paulo Athletic Club, S. C. Internacional, S. C. Germania e A. A. do Mackenzie College, todos de São Paulo, fecharam ou abandonaram o futebol. Em homenagem ao clube, o dia 19 de julho foi escolhido pela CBF como o "Dia do Futebol". Atualmente a equipe disputa a Segunda divisão Gaúcha.
A equipe foi fundada o fim do século XIX, o futebol ainda era pouco conhecido no Brasil. Um grupo de descendentes de Albion resolveu iniciar a prática do esporte, fundando um clube na cidade de Rio Grande. As primeiras jogadas foram realizadas na rua e as dificuldades a serem vencidas eram muitas. 
                                                         Confira o hino do clube.



Até mesmo a bola era importada da Inglaterra, pois não existiam fábricas em nosso continente. Assim surgiu o clube que, mais tarde, se tornaria o mais antigo ainda em atividade no Brasil. 




Já conquistou um Campeonato Gaúcho em 1936, Quando derrotou o Vitoriense de Santa Vitória do Palmar, o Farroupilha de Pelotas, o Novo Hamburgo (da cidade de mesmo nome) e, finalmente, o Internacional de Porto Alegre.

 Veja agora a charge Produzida pelo meu amigo: Radialista, Jornalista, Chargista e Advogado Henrique DColaboração para o blog..




   


1 comentários:

Skeeter?X disse...

Legal! E eu sempre pensei que o Futebol do meu time de coração possuía mais de 100 anos, mas o futebol no clube de regatas Vasco da Gama surgiu apenas em 1913, completou 100 anos agora.

Muito bom o texto e o layout do blog, parabéns!!!