Pages

Ads 468x60px

sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Linguagem esportiva " Jargões"

Por Pedro Cidade



O termo linguagem passou a ser concebido como linguagens, devido as suas variações linguísticas  para que se efetue uma comunicação é necessário haver um código comum, que teria como papel principal destacar as diferentes formas de linguagens e estabelecer uma distinção entre elas, podendo estas ser influenciadas por ambientes sociais, culturais, ou até mesmo pela região. Como é o caso da linguagem popular ou coloquial: Sendo uma conversação informal não elaborada, que é construída pelo povo.
      
E no mundo esportivo  existe algum tipo de linguagem especifica? Qual é a mais atraente? qual é a que cria mais identidade e aproximação com o publico? Por exemplo quando ouvimos uma partida de futebol pelo rádio imaginamos as cenas  da partida, o narrador tem que passar cada detalhe do jogo,utilizar técnicas para atrair o ouvinte e passar emoção  para este.

Na Televisão a linguagem visual fala mais alto, mesmo assim locutores utilizam alguns jargões para chamar atenção, como é o caso do narrador Milton Leite quando utiliza o jargão "que beleza" quando o  jogador chuta a bola bem longe do gol ou quando acaba escorregando, tem ainda  Galvão Bueno com seu "haja coração", "Vai que é sua", "Não existe mais bobo no futebol", "Olha o que aconteceu". No caso do rádio no Estado do Ceará tem uma referência que é o locutor Gomes Farias que utiliza " Água mole pedra dura tanto bate até que fura", " calça de veludo ou testa de fora", " Há muita água para correr debaixo da ponte" e "Tá quebrando a bola".

Agora vou citar alguns jargões  que são utilizados na linguagem do futebol. Banheira: Quando o jogador esta em completo impedimento, Bicanca: chute com o bico do pé, Canhão: chute desferido em grande força, Pé murcho: jogador que tem um chute muito fraco, Perneta: jogador ruim de bola. Mão furada: goleiro que não consegue segurar o chute do adversário. Existem jargões para todos os gostos para os ouvintes e telespectadores. Qual é o seu preferido?

   Acompanhe abaixo um jargão utilizado pelo comentarista Milton Leite.    



4 comentários:

André Zizou disse...

Muito legal mesmo o post. Fica aqui o registro das minhas felicitações pelo trabalho. Gostaria de registrar também a minha contribuição com o tema. lembro-me bem do grande Januário de Oliveira que em meados dos anos 90 narrava de forma espetacular os jogos do campeonato carioca, utilizando jargões memoráveis como: "Taí o que você queria, bola rolando no estádio Mário Filho, o MARACANÃ"(QUANDO COMEÇAVA A PARTIDA); "Derrrrubado"!(QUANDO JOGADOR SOFRIA FALTA E ERA LEVADO AO SOLO); "Tá lá um corpo estendido no chão"!(QUANDO JOGADOR SOFRIA FALTA E FICAVA CONTUNDIDO NO SOLO ; "Sinistro, muito sinistro"!(QUANDO ACONTECIA UMA JOGADA INUSITADA OU BIZARRA); "E o gol"!(QUANDO ACONTECIA O GOL) ; "É DISSO QUE O POVO GOSTA, ADISON"! (QUANDO SAÍA UM GOL E ELE CHAMAVA O REPÓRTER DE CAMPO DA TV BANDEIRANTES, ÁDISON COUTINHO PARA DAR OS DETALHES DO LANCE. "Cruel, muito cruel o camisa... da equipe do..." (Quando o jogador fazia uma jogada incrível ou marcava um golaço).

Forte abraço!

André Pinheiro (ZIZOU)

Pedro Cidade disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Pedro Cidade disse...

Muito Obrigado, Andre Zizou. É muito bom receber reconhecimento pelo trabalho,estou aqui a sua disposição para sugestões.

Forte ABRAÇO!

Pedro Cidade

Leo disse...

O André Lembrou bem o Januário de Oliveira. Muito boa a narração dele, lembro da minha infância nos jogos na BAND. Do rádio cearense lembro demais do Carlos Fred, tem o "Trovejou m,mas não choveu". Mas o Gomes Farias é insuperável com a Tia Ninô, Amarra as almas, Tomando na Tarraqueta, Chuva nas coivaras...